+inspiração

Empresa santa-mariense de tecnologia e gestão conquista clientes em todo país

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

De um pequeno escritório no Centro de Santa Maria, Gilnei Sauer Engelmann colocava em prática o sonho de empreender. Nascia, em 2008, a Syntesis, que, em 2019 tornou-se o Grupo Voalle. Se perguntassem a ele, há 13 anos, quais proporções a empresa, na época voltada para atender micro e pequenas empresas de prestação de serviços, tomaria alguns anos depois, nem mesmo a resposta mais otimista chegaria perto do que o empreendimento se tornou.

Hoje, o Grupo Voalle é composto pela Syntesis IT Services, que presta serviços de infraestrutura; a Voalle, que desenvolve software de gestão; e a Defenso, que atende a área jurídica. Com mais de 120 colaboradores, é direto do Coração do Rio Grande que são feitos serviços para mais de 300 empresas de todos os estados do país, com foco em atender provedores de internet por meio de desenvolvimento de ferramentas para esse mercado.

Por conta da pandemia, quando a internet se tornou mais importante do que nunca para que as conexões humanas, sejam pessoais ou profissionais, pudessem continuar sendo possíveis, o negócio de Engelmann teve que se reinventar para dar conta da demanda:

- Esse mercado cresceu muito e exigiu muito de nós como fornecedores. O que faríamos em cinco anos, fizemos em um ano e meio. É um desafio diário, pois precisamos desenvolver pessoas e tecnologia. Aqui em Santa Maria, hoje, desenvolvemos algumas plataformas para atender esse mercado, alguns produtos de software que não existem no mercado mundial no modelo que estamos concebendo - explica Engelmann.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Para que tudo isso funcione, tem sido necessário trazer pessoas de fora da cidade para colaborarem no desenvolvimento da empresa, pois, segundo Engelmann, o município carece de mão de obra qualificada e disponível. Para tentar mudar a realidade, o Grupo Voalle foi a primeira empresa a ter uma sala dentro do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento. Desde o ano passado, eles buscam auxiliar as empresas incubadas na Agittec, impulsionar o mercado com novos produtos e serviços e gerar soluções inovadoras ao lado da comunidade científica, além de gerar vagas de emprego.

- A gente acredita muito que com colaboração é possível evoluir. Hoje, vendo toda nossa trajetória, eu me sinto muito orgulhoso. Eu não sou natural de Santa Maria, mas optei por continuar aqui, mesmo já tendo oportunidade de ir embora. Meus filhos são apaixonados pela cidade e eu enxergo um grande potencial que precisa ser trabalhado entre toda a classe empresarial - completa o fundador.

+ TECNOLOGIA PARA CRESCER E EXPANDIR
Para a analista de projetos de inovação do Sebrae, Sarah Bonfanti, o uso da tecnologia em pequenas empresas que buscam crescer e se expandir para outras regiões é essencial:

- A ideia é inovar e transformar desafios em oportunidades, e uma ótima forma de fazer isso é aproveitar os novos hábitos de consumo surgidos com a pandemia e investir no meio digital. Se a sua empresa ainda não está presente online, é hora de investir nisso - explica a analista.

De acordo com um levantamento do Sebrae sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, 69% dos empreendimentos brasileiros de pequeno porte vendem de forma online. Esse posicionamento na internet pode começar de forma mais simples, pelas redes sociais, e depois evoluir para uma página própria ou aplicativos específicos.

- O mais importante para ter sucesso nesse crescimento é fazer um bom planejamento para entender os impactos e adequações necessárias e adaptar a sua operação a essas novas oportunidades de mercado completa Sarah.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: São Sepé decreta emergência climática contra a instalação de mineradora de carvão

Próximo

Santa Maria tem o amanhecer mais gelado do ano até agora

Geral